Fátima Pinheiro
Fátima Pinheiro nasceu a 13 de maio de 1992, em Amarante. Aos 13 anos, ofereceram-lhe a primeira câmara fotográfica analógica e, desde então, nunca mais parou de tirar fotografias.
É licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação Multimédia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Depois disso, decidiu aperfeiçoar os seus conhecimentos de Pós-Producão de Vídeo na Restart, no Porto. Recentemente tirou o curso Profissional de Fotografia do Instituto Português de Fotografia em Lisboa.
Os contrastes da memória e da experiência presente constituem uma das suas interseções temáticas favoritas. A fotografia permitiu-lhe recriar histórias baseadas nessas memórias e o vídeo dar-lhe vida: é como se pudesse expandir o momento que define uma fotografia – o antes e o depois.
António Magalhães, poeta e seu amigo, também criado na mesma aldeia, dizia que ter nascido à beira de um rio o tinha moldado de modo particularmente marcante. O mesmo acontece com Fátima Pinheiro por ter partilhado desse meio, e do mesmo modo o facto de ter aprendido a crescer e ser feliz num grupo popular folclórico que cultiva as tradições da região.